sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Lição do cavalo vermelho

A algum tempo atrás fui fazer um projeto voluntário com crianças carentes, sentei perto de uma garotinha que fazia alguns lindos desenhos de animais em um bloco de notas. Um dos desenhos era um cavalo pintado de amarelo e azul deitado sobre um campo gramado. Agora você deve estar se perguntando: O que isto tem a ver com gestão? Então siga a leitura.

Interesse e motivação
A menina fez vários desenhos de cavalos, tons diversos, texturas e distribuía com um largo sorriso para seus novos amigos. Fiquei muito impressionado com a qualidade dos desenhos, a riqueza das cores e com sua habilidade de desenhar um cavalo que se parecia mesmo com um cavalo. No final daquela tarde perguntei a ela se eu não receberia um desenho de presente, ela respondeu rindo que sim e me perguntou de qual cor eu gostaria. Escolhi vermelho. Poucos minutos depois recebi meu desenho, um cavalo magro feito de um vermelho monocromático. Era um desenho bonito, mas faltava aquele brilho artístico que ela havia dado a todos os outros desenhos.

Cuidado com o que você pedir
Já aconteceu isso com você? Certa vez você já se impressionou com um belo trabalho ode alguém e por isso lhe pediu algo novo, porem quando entregue não estava de acordo com suas expectativas? O que podemos aprender do cavalo vermelho?
O que fazer e o que não fazer
Foi me concedido um desenho, porem a forma de pedi-lo foi feito feita da maneira errada. Da mesma forma que pedimos um projeto ou trabalho a alguém, devemos definir claramente e produto final desejado. Não dizer a ela que havia gostado das características dos outros desenhos também foi um erro, além disso, não me envolvi no seu planejamento, não acompanhei seu progresso e também não motivei sua eficácia e habilidade em desenhar. Estas são pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas no planejamento de um projeto, porem faz toda a diferença.

Planeje
O planejamento esta presente em cada passo que damos em nossas vidas, em cada novo projeto ou trabalho e até mesmo em um simples desenho de um cavalo vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário