sexta-feira, 5 de junho de 2009

O ovo ou a galinha?

Com as perspectivas econômicas e empresariais se deteriorando drasticamente, uma questão chave é simplesmente como as empresas podem continuar a fazer o bem, mantendo os resultados econômicos.
Ao longo dos últimos anos, a responsabilidade social das empresas, tornou-se uma palavra comum para pessoas de negócios. Empresas brotam iniciativas de responsabilidade social, mas estas empresas realmente implementaram a responsabilidade social porque acreditam ou simplesmente por razões completamente egoístas?
Eles estão agindo em prol de um dever moral ou focam somente em seus objetivos econômicos?
Em termos simples a responsabilidade social é “fazer a coisa certa”. Um compromisso da empresa implica, portanto, uma ética e moral do que é certo e o que é errado, devendo eliminar ou amenizar qualquer impacto negativo das suas atividades comerciais.
Com o comportamento inescrupuloso dos principais bancos nos últimos anos, o que levou a atual desaceleração da economia mundial, nunca antes foi tão pertinente que grandes empresas dêem destaque para suas atividades em torno de fazer a coisa certa.
Hoje mais do que nunca estas empresas enfrentam um grande dilema. Considerando que, por um lado, as empresas têm que minimizar os impactos negativos da suas atividades sobre o ambiente, empregados, clientes e a comunidade em geral, por outro lado, é apenas maximizando o retorno lucrativo da empresa que estes stakeholders poderão ser servidos de forma adequada.
Então, existe mesmo um apelo etico e moral em tudo isso ou é apenas mais um buzz feito pelos marketeiros verdes mundo afora?
Quem responde a essa pergunta hein????

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