sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tonomundoo



Após a explosão da crise no ano passado, um grande numero de empresas passaram a desestimular o investimento na chamada ‘’onda verde’’ e as que não cortaram custos passaram a investir bem menos do que era pretendido para 2009. Os projetos foram repensados, algumas optaram por focar seus esforços em uma única atividade, como a Tetra Park, que faz parte dos 15% de empresas que resolveram aumentar o se investimento em 2009. Seus esforços são voltados para incentivar a reciclagem. Outras empresas partiram para a eco eficiência, que necessita de um grande investimento inicial, porém a longo prazo, além da diminuição de consumo de água e energia que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente, representará uma queda brusca nos gastos da empresa.
Inserida nesse cenário, de tendências ativistas e crise mundial, está a operadora de telefonia Oi, que em 2008 investiu 23 milhões de reais em Responsabilidade Social e passou para 30 milhões neste ano. O dinheiro foi investido no instituto Oi Futuro, que toca projetos escolas do programa Oi Kabum!. A cada ano, nas escolas já existentes, cerca de 160 jovens carentes passam por um aprendizado técnico para trabalhar com vídeo, computação gráfica, webdesign, entre outros temas. O instituto também visa ampliar a abrangência de seu outro projeto, o Tonomundo, que leva internet e conteúdo didático à escolas públicas. Segundo Fernando Rosseti, secretário executivo do Gife, ‘’Além da qualidade do produto ou do serviço, a maneira como as empresas se relacionam com a sociedade é cada vez mais uma estratégia de diferenciação em relação a seus concorrentes’’.
Claro!, as empresas visam o Lucro, a primeira função de uma empresa é ser lucrativa, mas é uma tendência cada vez mais evidente a empresa perceber que esta inserida em uma sociedade e que tudo é uma base de troca, um ciclo onde um contribui para o desenvolvimento do outro, e se é para ganhar dinheiro, porque não fazer isso agregando algo relevante para a sociedade, ou pelo menos, não destruindo o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário